O menino observava seu avô escrevendo em um caderno, e perguntou:
- Vovô, você está escrevendo algo sobre mim?
O avô sorriu, e disse ao netinho:
- Sim, estou escrevendo algo sobre você. Entretanto, mais importante do que as palavras que estou escrevendo, é este lápis que estou usando. Espero que você seja como ele, quando crescer.
O menino olhou para o lápis, e não vendo nada de especial, intrigado, comentou:
- Mas este lápis é igual a todos os que já vi. O que ele tem de tão especial?
- Bem, depende do modo como você olha. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir vivê-las, será uma pessoa de bem e em paz com o mundo – respondeu o avô.
- Primeira qualidade: Assim como o lápis, você pode fazer coisas grandiosas, mas nunca se esqueça que existe uma “mão” que guia os seus passos, e que sem ela o lápis não tem qualquer utilidade: a mão de Deus.
- Segunda qualidade: Assim como o lápis, de vez em quando você vai ter que parar o que está escrevendo, e usar um “apontador”. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas ao final, ele se torna mais afiado. Portanto, saiba suportar as adversidades da vida, porque elas farão de você uma pessoa mais forte e melhor.
- Terceira qualidade: Assim como o lápis, permita que se apague o que está errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos trazer de volta ao caminho certo.
- Quarta qualidade: Assim como no lápis, o que realmente importa não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro dele. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você. O seu caráter será sempre mais importante que a sua aparência.
- Finalmente, a quinta qualidade do lápis: Ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida deixará traços e marcas nas vidas das pessoas, portanto, procure ser consciente de cada ação, deixe um legado, e marque positivamente a vida das pessoas. (Postado por Marco Fabossi *)
PARA REFLETIR
Nos momentos de inquietação, causados por problemas e dificuldades que vem sobre a nossa vida, Deus tem o bálsamo preparado, seja o que for que aconteça nesta situação que muitas vezes só vemos lágrimas.
Porém é nessa hora que é preciso fé em Deus e ouvir quando Ele diz ao coração para aquietar, pois Ele não vai deixar que sejamos provados além das nossas forças.
Deus no tempo certo proverá o socorro e livramento desse sofrimento.
Deus reservou para nós um futuro feliz, entretanto as nossas ações e decisões podem impedir o que Ele deseja para nós, tanto no querer como no efetuar, pois Deus nos ama com amor eterno.
Então vamos nos animar, firmar os pés para não tropeçar no caminho.
Mesmo fraco e carregado de temor e aflição, há esperança. Deus é fiel e dele sempre vem socorro.
Ivone Almeida Santos