Numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto. Era temido por todos.
Cada vez que fazia prisioneiros, não os matava, levava-os a uma sala, que tinha um grupo de arqueiros em um canto e uma imensa porta de ferro do outro, a qual haviam gravadas figuras de caveiras.
Nesta sala ele os fazia ficarem em círculo, e então dizia aos prisioneiros:
-Vocês podem escolher: morrer flechados por meus arqueiros, ou passarem por aquela porta e eu lá os trancar.
A resposta sempre era a mesma:
– Prefiro morrer pelos arqueiros do que passar por aquela porta tenebrosa.
Todos os que por ali passaram escolhiam serem mortos pelos arqueiros.
Passaram-se anos e ao término da guerra, um soldado de muita confiança e que há muito tempo servia ao rei, disse-lhe: Senhor! Posso fazer-lhe uma pergunta?
– Sim! Diga fiel soldado. – Senhor; Eu sempre tive curiosidade de saber o que tem por detrás daquela porta, eu sempre me questionava: O que haverá por detrás da assustadora porta?
O rei, com ar sério disse ao seu servo:
–Vá! E veja!
O soldado trêmulo, com muito medo foi até a porta e a abriu vagarosamente e com muito espanto, percebeu que à medida que a porta ia se abrindo, raios de sol iam adentrando e clareando o ambiente, até que a porta foi totalmente aberta.
Então notou que a porta levava a um caminho que sairia rumo á liberdade. O soldado admirado apenas olha para seu rei que lhe diz:
– Eu dava a eles a escolha. Mas preferiam morrer ao invés de arriscar á abrir esta porta.
(Autor desconhecido - adaptado)
PARA REFLETIR
Quantos sonhos nós já matamos porque temos medo de arriscar abrir portas e assim perdemos a liberdade e permitimos que o medo nos paralise e não nos deixe abrir as portas para uma nova vida? Por que desistimos tão fácil?
Por que preferimos as flechadas da vida, em vez de abrir a porta e experimentar ver o que tem por detrás dela?
Por que nos acovardamos tão rápido e não enfrentamos os desafios que a vida nos oferece?
Quantas vezes optamos “morrer”, sem nos darmos a oportunidade de ver o que o futuro pode nos proporcionar, simplesmente porque temos medo?
Devemos ser prudentes sim, porém não permitamos que o medo nos impeça de vencer os obstáculos que a vida nos coloca, pois é por intermédio deles que podemos ir além das nossas forças, podemos vencer aos desafios e ainda poder dizer lá frente que ao menos tentamos.
Quantas pessoas não têm mais forças nem para tentar. Infelizmente elas foram vencidas pelos próprios medos.
Muitas vezes permitimos que outras pessoas decidam em nosso lugar á abrir ou fechar a porta, mas nem sempre à decisão dos outros será o melhor para nós, pois uma decisão errada pode custar a nossa própria vida.
Qual é a porta que precisamos abrir?
Esse é o tempo de decidir a abrir essa porta que Deus já colocou aberta diante de nós. Cabe a nós decidirmos se queremos morrer ou abrir a porta.
Ainda há tempo!
Então vamos enfrentar o medo e abrir as portas do futuro ainda intacto, o qual nos espera?
Ivone Almeida Santos
Quem perde os seus bens, perde muito; quem perde um amigo, perde mais; mas quem perde a coragem, perdeu tudo.
(Autor desconhecido)