Prezados Senhores:
“Esta e a oitava carta jurídica de cobrança que recebo de Vossas Senhorias...
Sei que não estou em dia com meus pagamentos, acontece que eu estou devendo também em outras lojas e todas esperam que eu lhes pague.
Contudo, meus rendimentos mensais só permitem que eu pague duas prestações no fim de cada mês, as outras ficam para o mês seguinte.
Estou ciente de que não sou injusto, daquele tipo que prefere pagar esta ou aquela empresa em detrimento das demais.
Não!
Todo mês recebo meu salário, escrevo o nome dos meus credores em pequenos pedaços de papel, que enrolo e coloco dentro de uma caixinha.
Depois, olhando para o outro lado, retiro dois papéis, que são os dois "sortudos" que irão receber o meu rico dinheirinho, os outros, paciência, ficam para o mês seguinte.
Afirmo aos senhores, com toda certeza, que sua empresa vem constando todos os meses da minha caixinha. Se não os paguei ainda, e porque os senhores estão com pouca sorte.
Finalmente, lhes faço uma advertência:
- Se os senhores continuarem com essa mania de me enviar cartas de cobrança ameaçadoras e insolentes, como a última que recebi, serei obrigado a excluir o nome de Vossa Senhoria dos meus sorteios mensais”.
E ponto final, colocou o gaúcho que, além de tudo, escreve com um português de primeira.
(Este texto foi divulgado pelo Clube de Dirigentes Lojistas de Carazinho, no Rio Grande do Sul. - Trata-se de uma carta escrita por um gaúcho para uma loja a qual ele devia algumas prestações. - Autor Desconhecido).
PARA REFLETIR
Quão difícil é, nos dias atuais, as pessoas se questionarem na hora de comprar. Para o marketing não é interessante o cliente ter tempo para pensar, pois sabe que com isso não levará o produto, mas para o cliente o melhor é pensar.
Quantas pessoas estão como tolo no meio das dívidas e se afundando cada vez mais, comprando, fazendo empréstimo e a cada dia que passa a bola de neve aumenta, a prudência nos gastos depende de nós.
Não entre neste novo ano do mesmo jeito, cheio de dívidas, se esse for seu caso, seja sábio, elimine o máximo que puder ou tudo. Seja prudente!
“Devemos pedir a Deus para nos ajudar sempre a ser prudente e sábia(o) ao administrar as finanças que colocou em nossas mãos”.
Salomão já advertia aos pobres (não só financeiramente, mas aos que não tem autocontrole) para tomar cuidado com a cobiça, pois poderia ser engolido pela mesma e perder tudo o que tinha.
O sábio Salomão continua a nos advertir hoje a ser critico ao administrar as finanças que Deus nos deu.
Seja sempre crítico e não seja um consumidor compulsivo!
Que adianta ter tudo, comprar bens, ter posição social, ter tudo o que o dinheiro possa comprar e o homem perder a família, o respeito ao próximo, o amor de uns para com os outros e o amor próprio e até mesmo perder a própria alma?
Que adianta ter toda a riqueza e viver longe de Deus? A verdadeira felicidade, não é com bebidas, com dinheiro, com baladas, com os prazeres que o mundo oferece. A verdadeira felicidade é sentir a alma leve preenchida pelo grande amor de Deus que se manifestou através do sacrifício de Jesus na cruz.
Deus se agrada em dar bens, posição social, tudo o que o dinheiro possa comprar, mas para que abençoemos outras pessoas também, não sejamos egoístas e nem mesquinhos buscando isso só para o nosso prazer.
Deus está disposto a ajudar aquele que nele confiar e buscar seus conselhos.
Já imaginou se Jesus tivesse o mesmo pensamento que o gaúcho acima e resolvesse colocar em um papel quem poderia ter direito á salvação?
Graças a Deus pelo seu infinito amor que tem para com a humanidade, que esse amor é além do que somos ou fazemos, que não faz acepção de pessoas e isso nos possibilita ter acesso á salvação, nos dá oportunidades para escolhas.
Ele não nos manda cartas ameaçadoras e nem tão pouco insolentes, ele não ameaça, porém está sempre esperando pacientemente há seu tempo o nosso retorno a ele e que obedeçamos aos seus ensinamentos.
Ele quer incluir todos os nomes no livro da vida eterna, porém está contemplando tudo o que fazemos.
Entretanto haverá um dia em que Jesus será o advogado de defesa de quem tem o nome escrito no livro da vida e Deus será o Juiz.
E naquele dia Deus todos serão julgados. O sangue de Jesus Cristo será a base de remissão sobre quem o aceitou com Salvador e o seguiu nesta vida; Estes terão as vestes brancas, pois foram remidas e lavadas pelo sangue de um justo, mas Deus julgará que rejeitou a Jesus.
Será que você tem essa mesma certeza e confiança da vida eterna? De um dia estar diante Dele e ser justificado pelo seu precioso sangue? Ou você será uma daquelas pessoas que Ele dirá apartai-vos de mim, eu não vos conheço.
Hoje é dia aceitável, se renda aos pés de Cristo.
Se estás afastado e vivendo nesse mundo os prazeres vão, volte! Arrependa-te! Ainda dá tempo de retornar a sua presença, pois Ele hoje te espera de braços abertos.
Eu espero que saibam aproveitar as oportunidades que Deus tem te dado, pois amanhã pode ser tarde demais. E a sua vida é preciosa demais para ser condenada a viver uma eternidade longe de Deus.
Ivone Almeida Santos
Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos.
(William Shakespeare)