Tarde da noite, muitos anos atrás, um casal de idade encaminhou-se ao encarregado da portaria no turno da noite, em um hotel de terceira categoria em Filadélfia.
- O senhor teria um quarto onde pudéssemos passar a noite? Já andamos por toda a cidade procurando um lugar onde hospedar-nos, e nada encontramos.
- Por favor, não nos diga que não tem um quarto onde possamos pernoitar.
- Bem - respondeu o encarregado.
- Não tenho um único quarto disponível no hotel, mas podem ficar no meu próprio quarto. Não é tão bom como alguns outros quartos, mas é limpo e para mim será um prazer recebê-los como hóspedes.
- Que Deus o abençoe - suspirou a esposa.
Na manhã seguinte, na hora do desjejum, o marido pediu que um dos garçons chamasse o funcionário da noite.
Queria tratar de um assunto importante com ele.
Quando este chegou, o marido agradeceu-lhe a bondade e pediu que ele se assentasse.
- Eu sou John Jacob Astor - informou o hóspede.
- O senhor é uma pessoa nobre demais para passar o resto de sua vida como porteiro noturno de um hotel de terceira categoria.
- O que acharia de ser o gerente geral de um grande, belo e luxuoso hotel na cidade de Nova Iorque?
- Isso é maravilhoso demais! - gaguejou o homem.
E assim a bondade de um obscuro funcionário do período noturno de um hotelzinho foi recompensada quando ele se tornou o gerente geral do famoso Hotel Waldorf-Astoria.
Sim, a bondade compensa. (autor desconhecido)
PARA REFLETIR:
Bondade: Inclinação a fazer o bem, a ser benigno; Pessoa animada de disposições favoráveis, que perdoa facilmente; tolerante. Sensível à piedade, compassivo: mostrar-se humano com seus semelhantes. Qualidade do que é bom. Amabilidade.
Hospitalidade: Ação de acolher (visitas, hóspedes) com satisfação em casa por caridade ou cortesia; Recepção; Refúgio; Guarida; Abrigo; Proteção.
Ser bom e ser hospitaleiro devem ser características fundamentais na vida de um ser humano. Entretanto a bondade e hospitalidade devem estar sempre juntas e devemos praticá-las juntas.
A bíblia relata a hospitalidade de Abraão aos três viajantes e mostra que na verdade ele hospedou anjos.
Porém, o que se vê nos dias atuais é que muitas pessoas praticam pelo interesse, esperando algo em troca.
Todavia não devemos praticar a bondade e a hospitalidade por barganha.
Há pessoas que querem muitas vezes receber para depois dar bondade e hospitalidade. Outras só querem receber, mas têm muitas dificuldades em retribuir. Outras pessoas acham-se tão indignas que não conseguem aceitar receber bondade e hospitalidade dos outros.
Porém o que se precisa ter em mente é que tanto a bondade, como a hospitalidade, deve ser praticada por amor, independente se vai receber algo em troca ou não.
Pois Deus sabe o tempo certo de sermos abençoados e também sabe do que precisamos e se não nos deu ainda é porque não estamos preparados para receber e administrar corretamente aquilo que tem para nós.
E em muitos casos, conforme o relato de Jesus a recompensa nem sempre será recebida nesta vida, ela é eterna, não chegará antes.
Mas há casos em que como na história acima a recompensa é imediata e muito além do que imaginamos, pedimos ou pensamos.
Ivone Almeida Santos
Pensamos demasiadamente. Sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade. Que de máquinas. Mais de bondade e ternura. Que de inteligência. Sem isso, A vida se tornará violenta e tudo se perderá.
Charles Chaplin